“E com muitas parábolas semelhantes lhes expunha a
Palavra, conforme permitia a capacidade dos ouvintes.”
Marcos 4:33
Jesus, o maior contador de histórias, utilizou parábolas para ensinar grandes verdades espirituais, o que nós temos utilizado para ensinar essas verdades às crianças?
Vivemos numa época de grandes investimentos na área de recursos humanos e tecnológicos; quanto mais nos aperfeiçoamos, melhores profissionais nos tornamos. Quanto mais avançados os equipamentos de trabalho, mais necessários se tornam ao desenvolvimento das atividades profissionais.
Esse fato também se aplica ao Ministério com Crianças! Precisamos nos inspirar no exemplo deixado por nosso Mestre, nos capacitar e utilizar da criatividade que Ele nos deu para melhorar nossos recursos de contar histórias.
“Para as crianças a Bíblia fica transformada quando é apresentada como um livro de histórias interessantes”. Para tanto, podemos enriquecer essas histórias com visuais criativos, técnicas diferentes, e isso, irá despertar ainda mais o interesse delas em conhecer a Palavra de Deus.
Esses recursos visuais podem ser adquiridos em livrarias ou confeccionados pela própria equipe que trabalha com crianças ou algum(a) irmão(ã) talentoso(a) na igreja.
Se no seu Departamento Infantil – D.I., não tem pessoas com habilidades para desenho, pintura, costura etc. procure alguém na igreja que tenha! Consulte esta pessoa e estimule-a a desenvolver suas habilidades confeccionando histórias para crianças. Não é necessário que ela esteja diretamente ligada ao D.I. ela pode ser um apoio e realizar esta tarefa no tempo que tem disponível. Você, que trabalha com as crianças, terá um material rico, diferente e criativo para utilizar neste Ministério.
No passado poucos recursos havia para contar histórias, hoje temos muitas possibilidades e materiais. Os recursos são importantes e auxiliam no trabalho com as crianças, mas lembre-se: o principal recurso é você professor(a)!
Como recursos visuais para contar história podemos utilizar:
Flanelogravuras
Cartazes, peneiras, pratinhos
Teatro de sombra com retroprojetor
Fantoches (vários tipos)
Bonecos (vários tipos)
Dobraduras
Dramatização
Cineminha
Objetos
Avental
Filmes
Álbum Seriado
E outros que surgirão com o desenvolvimento da sua criatividade!
É importante confeccionar os visuais com materiais de qualidade e zelar por eles, guardando-os em local adequado, de acordo com sua realidade.
Treinar o uso dos visuais com antecedência é fundamental para a utilização correta e evita surpresas de última hora.
“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completa-la...” (Filipenses 1:6a)
FONTES CONSULTADAS:
- SANTANA, Dulcinéa. Calendário de aulas para professores de crianças. Recife, 1987.
- Pesquisa Google.