sexta-feira, 10 de abril de 2009

TEATRO DE SOMBRAS


O
teatro de sombras, é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo, sendo atualmente praticada regularmente por grupos de mais de 20 países.
Existe uma
lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário, seria decapitado.O mago usou a sua imaginação e através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz. Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que "fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade". Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
Esta técnica poderá ser usada com várias faixas etárias.


· Prepare o ambiente com antecedência, a posição do retroprojetor, iluminação, altura da projeção, ventilação, etc.;
· O retroprojetor e o professor deverão, preferencialmente, se posicionar atrás das crianças;
· Evite ao máximo a projeção por muito tempo das mãos, dedos e objetos ao colocar as figuras;
· É recomendável colocar e retirar as figuras sempre pelos lados e/ou de baixo para cima;
· Não permita que as figuras flutuem ou realizem vôos ao subir, descer, nadar, etc.;
· Treine bastante os posicionamentos das figuras; é bom marcar o lado que usará na colocação de cada uma delas;
· Não faça figuras muito pequenas, pois dificultará a colocação das mesmas;
· Faça suspense nas ocasiões em que cabe; dando pausa para trocar as figuras;
· Utilize molduras para diminuir o espaço da projeção; papel celofane colorido para mudar o tempo (chuva, sol, noite, dia, neve, etc.);
· Faça figuras simples, destacando apenas o perfil e membros para pessoas e animais, e características principais de objetos;
· Antes de usar as figuras, veja como ficaram as silhuetas no retroprojetor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aqui seu comentário, opinião ou dúvida.