IGREJA PRESBITERIANA DA ENCRUZILHADA
MANUAL DO EQUIPANTE
Para acampamentos infantis
Ministério de Apoio a Departamentos Infantis - MADI
A P R E S E N T A Ç Ã O
Queridos (a) Equipantes,
Falar da pessoa de Deus, do seu amor e da salvação em Cristo deve ser uma atividade constante em nossas vidas e da mesma forma deve ser feito com muita seriedade e compromisso cristão, até mesmo quando estamos fora na igreja.
O acampamento é um meio pelo qual podemos evangelizar as crianças e edificar nossa igreja, e para isso precisamos ter em mente alguns pontos necessários para o bom desenvolvimento do mesmo.
Este manual do equipante foi desenvolvido para esclarecer as atribuições de cada equipe, bem como algumas regras necessárias para o bom funcionamento do acampamento.
Esperamos que este acampamento seja edificante para sua vida, a vida das crianças e a vida da sua igreja.
Que nosso Senhor Jesus Cristo o abençoe nesta tarefa, e capacite-o cada vez mais para a boa obra e para alcançar o coração das crianças.
“Estou plenamente certo de que Aquele que começou boa obra em vós há de completa-la...” FP.1:6a
Em Cristo
Giselle, Suzana, Sônia e Gil / MADI
ATRIBUIÇÕES DO GRUPO DIRIGENTE
- Montar a estrutura geral do acampamento.
- Fazer plano de orçamento e gastos.
- Convocar e orientar os líderes das equipes.
- Liderar ou promover reuniões para a preparação do acampamento.
- Supervisionar as atividades do acampamento.
- Avaliar junto com a equipe a realização do acampamento.
AS EQUIPES
São pessoas voluntárias para trabalhar antes e durante o acampamento. O papel da equipe é:
- Conhecer a função da sua equipe e chegar na hora dos compromissos agendados.
- Conhecer a programação do acampamento.
- Esforçar-se para fazer o melhor.
- Ajudar sempre que solicitado.
- Ajudar as crianças a manterem a ordem e a motivação.
- Estimular a participação dos acampantes em todas as atividades.
- Trabalhar com amor e alegria, pois a recompensa vem de Deus e não de homens.
DAS EQUIPES ESPERAMOS QUE:
- Conte com um responsável para coordenar o andamento da mesma.
- Tenha a responsabilidade de ser exemplo para cada criança.
- Defina horários para reuniões e compromissos, porém deve sempre chegar antes!
- Desempenhe um papel importante na programação do acampamento.
- Realize a tarefa de servir com todo o seu coração, para que o nome do Senhor seja glorificado através da nossa vida. Tendo um só objetivo: SERVIR COM ALEGRIA!!!
DIVISÃO, ORGANIZAÇÃO E FUNÇÃO DAS EQUIPES
Secretaria (insc. e finanças)
Cardápio/Compras
Divulgação e Mídia
Conselheiros de Quarto
Cantina
Oficinas
Histórias
Cozinha
Louvor/Devocionais/Som
Limpeza
Recreação/Decoração
Garçons
Piscina
Saúde
SECRETARIA
- A equipe de secretaria fica responsável pelas inscrições, o recebimento do pagamento e de anotar os dados de cada criança.
- Faz as inscrições da equipe.
- Fica responsável por cada ficha de inscrição com os dados das crianças para eventuais consultas (medicação, alergias etc.).
- Cuida das finanças recebendo inscrições e distribuindo o orçamento conforme a necessidade das equipes.
- Entrega as cartas com as orientações sobre o que cada acampante precisa levar e outras orientações gerais aos pais ou responsáveis.
- Realiza a chamada e organização das crianças nos transportes que as levarão até ao acampamento.
DIVULGAÇÃO E MÍDIA
- Preparar material de divulgação e fazer os avisos na igreja.
- Registrar todos os momentos em fotos, salvar em CD.
- Preparar um CD com as fotos e músicas para a apresentação no último dia (se tiver data-show) ou então para mostrar à igreja.
CANTINA
- Essa equipe trabalha antes e durante o acampamento para levantar recursos para o mesmo.
- Fica responsável pela escolha e compra do cardápio.
- Estabelece os horários de funcionamento.
- Se encarrega de montar, preparar, organizar e deixar limpo o local da cantina.
HISTÓRIAS
- Essa equipe deve escolher, estudar e se preparar para contar as histórias, referentes ao tema do acampamento, pois será responsável por passar a mensagem bíblica para as crianças.
- Deve também providenciar os visuais e os versículos referentes às histórias.
LOUVOR/DEVOCIONAIS/SOM
- A equipe de louvor é responsável pelas devocionais antes das histórias.
- Devem ser escolhidas músicas agitadas e calmas, como também uma música ligada ao tema do acampamento.
- Na hora das brincadeiras deixar apenas um CD tocando músicas evangélicas infantis.
- Separar o som, microfone, caixa de som e CDs para serem levados ou grupo de louvor para tocar.
- Quem for ministrar o louvor deverá aprender também os gestos das músicas.
- Providenciar microfone (ainda na igreja) para os avisos e chamada das crianças, na hora da saída para o acampamento.
RECREAÇÃO/DECORAÇÃO
- Essa equipe fica responsável pela recepção das crianças quando chegarem ao local.
- Elabora e organiza gincana, brincadeiras, trilha ecológica e demais brincadeiras do acampamento.
- Fica responsável pelas premiações das equipes vencedoras e demais participantes (Compra dos prêmios ou elaboração).
- Prepara toda a decoração do local, com base no tema proposto.
- Organiza a decoração das noites temáticas.
CONSELHEIROS DE QUARTO
- Dar exemplo cristão às crianças. Agir sempre em amor.
- Cada conselheiro deve acompanhar e cuidar durante todo o acampamento das crianças de seu quarto.
- Participar de todas as atividades do acampamento e encorajar as crianças a participarem.
- Orar com as crianças antes de dormir.
- Estimular e levar as crianças a cumprir os horários do acampamento.
- Não deixar as crianças sujarem o local do acampamento e cuidar da higiene dos quartos.
- Estar sempre a disposição das crianças para aconselhamento.
- Só deitar para dormir juntamente com TODAS as crianças do quarto.
- Havendo dúvidas quanto a procedimentos diante de problemas com as crianças no decorrer do acampamento, solicitar imediatamente esclarecimentos e/ou intervenção do grupo dirigente.
OFICINAS
- Cada oficina deverá funcionar sempre com a mesma equipe.
- Cada oficina desenvolve um trabalho diferente que é realizado simultaneamente.
- O horário das oficinas será adaptado à programação do acampamento.
- Cada equipe se encarrega de montar, preparar e organizar todo o material necessário para a realização da sua oficina.
- Deixar tudo preparado para a oficina antes do início. Verifique se tudo está pronto para não atrasar o início da oficina.
COZINHA
- A equipe da cozinha é responsável por executar o cardápio elaborado.
- Cozinhar e preparar as refeições.
- Organizar a cozinha e deixa-la limpa após o uso.
- Preparar junto com a equipe dos garçons o ambiente para servir as refeições.
- Cuidar dos alimentos observando sua conservação, armazenamento e limpeza.
LIMPEZA
- A equipe de limpeza ficará responsável por toda área externa do acampamento.
- Recolher o lixo dos quartos.
- Levar o kit de limpeza para cada quarto.
- Ser responsável pelos materiais de limpeza.
- Limpar os banheiros externos.
- Limpar e organizar o salão do culto.
- Verificar os botijões de água e providenciar a reposição.
GARÇONS
- Essa equipe prepara o refeitório para as refeições.
- Serve as refeições junto com a equipe da cozinha.
- Limpa o refeitório.
- Coloca as mesas para as refeições.
- Chega ao local pelo menos 30 min antes de cada refeição.
- Apóia o pessoal da cozinha no momento de servir e recolher os alimentos.
CARDÁPIO E COMPRAS
- Essa equipe elabora o cardápio ao gosto das crianças.
- Faz as compras com base no cardápio e quantidade de participantes do acampamento.
- Auxilia no armazenamento dos alimentos e material de limpeza.
- Compra o material de limpeza e entrega para a equipe responsável.
- Divide com a equipe da cozinha a responsabilidade por providenciar os utensílios a serem utilizados.
- Verificar os botijões de gás.
PISCINA
- A responsabilidade dessa equipe é acompanhar as crianças nesta atividade.
- Ter toda a atenção com as brincadeiras dentro e fora da piscina.
- Zelar para que não ocorra nenhum acidente.
- Verificar se as crianças estão com proteção solar.
- Evitar comidas e bebidas no local do banho.
SAÚDE
- A equipe de saúde deve contar com um profissional da área.
- Atender aos acampantes e equipantes que necessitarem de pequenos cuidados de saúde.
- Levar equipamentos e medicamentos básicos para atendimentos de pequeno porte.
- Verificar nas fichas de inscrição as recomendações dos pais.
- Preparar a relação dos medicamentos e entregar ao grupo dirigente.
- NUNCA administrar medicamentos sem antes verificar na ficha de inscrição da criança recomendações dos pais quanto a alergias e demais observações, caso não conste essas informações ligar imediatamente para os pais e consulta-los.
- Se responsabilizará pelas fichas de inscrições das crianças durante o acampamento.
RECOMENDAÇÕES GERAIS
- A equipe deve ESPERAR sua hora de comer que será logo após as crianças, pois elas são prioridade.
- Deve estar PRESENTE na hora dos cultos e demais programações.
- Deve dar exemplo sendo RESPONSÁVEL e CUMPRINDO o seu papel. Lembre-se que Deus quer sempre o seu MELHOR.
* PROCURE SEMPRE AJUDAR!!!!!!
* PARTICIPE DE TODOS OS ENCONTROS E REUNIÕES AGENDADAS!!!!!!!
* CURTA JUNTO COM AS CRIANÇAS, SEJA UMA DELAS!!!!!!
* LEVE NA MALA MUITA DISPOSIÇÃO, ALEGRIA E SOBRETUDO AMOR!!!!!!!
FONTE CONSULTADA:
MENDONÇA.E; COELHO.F. Material para elaboração de EBF. Igreja Presbiteriana Bairro dos Estados. João Pessoa, JP, 2007.
Organização e liderança – MADI
Realização – MADI e DI
onde é que eu encontro como fazer boneco de arame?
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