P
Chamamos de “Personagem-vivo” a representação em “carne e osso” de um personagem que sai da história que a criança acabou de ouvir. Através dele, para a criança, a história ouvida torna-se mais veraz e, é como se ela estivesse mais dentro da história.
Podemos transformar pessoas, animais e objetos da história em “coisas vivas” que podem ver, ouvir, falar, conversar, cantar, brincar, etc.
1. Importância...
- Os objetivos da história que o professor quer atingir tornam-se mais claros para elas;
- Transportamos a criança para além da história, pois ela poderá conversar com o personagem, face a face;
- Fixará mais a história.
2. Como utilizar...
- O próprio “personagem-vivo” poderá contar, conversando, sua própria história;
- Durante ou no final da história o “personagem-vivo” surgirá e contará sua experiência para as crianças.
3. Advertências...
- Escolha uma pessoa (personagem-vivo) que conheça bem a história;
- Utilize linguagem accessível e se possível dramatize a fala e os gestos;
- Sendo o personagem central da história (humano, animal ou objeto) que morre ou é destruído durante o enredo, recorra a um segundo personagem que conviveu com ele e não morreu;
- Se necessário, prepare cenários;
- Faça-o com humildade e seriedade, pois você está transmitindo uma verdade bíblica.
4. Dicas básicas para criar um “Personagem-vivo”:
- Caracterize-o (humano ou não) através de maquiagem;
- Use máscaras (de papel, tecido, espuma, etc) e figurinos adequados, se possível copie-os da história;
5. Sugestões de material para maquiagem:
- Base líquida, batom, blush, lápis de olho (todas as cores), sombra, etc.;
- Pan cake;
- Pasta d’água;
- Anilina;
- Tinta guache / aquarela
- Glíter.
6. Praticando...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreve aqui seu comentário, opinião ou dúvida.