quarta-feira, 13 de abril de 2011

“PERSONAGEM - VIVO”


P

Chamamos de “Personagem-vivo” a representação em “carne e osso” de um personagem que sai da história que a criança acabou de ouvir. Através dele, para a criança, a história ouvida torna-se mais veraz e, é como se ela estivesse mais dentro da história.

Podemos transformar pessoas, animais e objetos da história em “coisas vivas” que podem ver, ouvir, falar, conversar, cantar, brincar, etc.

1. Importância...

- Os objetivos da história que o professor quer atingir tornam-se mais claros para elas;

- Transportamos a criança para além da história, pois ela poderá conversar com o personagem, face a face;

- Fixará mais a história.

2. Como utilizar...

- O próprio “personagem-vivo” poderá contar, conversando, sua própria história;

- Durante ou no final da história o “personagem-vivo” surgirá e contará sua experiência para as crianças.

3. Advertências...

- Escolha uma pessoa (personagem-vivo) que conheça bem a história;

- Utilize linguagem accessível e se possível dramatize a fala e os gestos;

- Sendo o personagem central da história (humano, animal ou objeto) que morre ou é destruído durante o enredo, recorra a um segundo personagem que conviveu com ele e não morreu;

- Se necessário, prepare cenários;

- Faça-o com humildade e seriedade, pois você está transmitindo uma verdade bíblica.

4. Dicas básicas para criar um “Personagem-vivo”:

- Caracterize-o (humano ou não) através de maquiagem;

- Use máscaras (de papel, tecido, espuma, etc) e figurinos adequados, se possível copie-os da história;

5. Sugestões de material para maquiagem:

- Base líquida, batom, blush, lápis de olho (todas as cores), sombra, etc.;

- Pan cake;

- Pasta d’água;

- Anilina;

- Tinta guache / aquarela

- Glíter.

6. Praticando...

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