quarta-feira, 10 de março de 2010

Como ensinar cânticos?

I. INTRODUÇÃO MUSICAL:

A música é uma arte essencialmente comunicativa e sua importância para a sociedade é incalculável... Atinge à todas as camadas sociais e/ou culturais.

A música aprendida pela criança pode influenciar poderosamente no seu desenvolvimento físico-motor e cognitivo, bem como, na sua sinceridade (fé), permite que ela cante a Deus com um coração puro (Mt. 21:16).

A música é composta por três elementos:

* Melodia: sucessão de sons

* Harmonia: execução simultânea de sons

* Ritmo: duração de sons

II. CONHECENDO UM POUCO A VOZ INFANTIL:

- Até mais ou menos os onze anos de idade, há pouca diferença entre o aparelho vocálico do menino e da menina.

- A extensão vocal da criança não abrange só uma oitava.

III. OBJETIVOS:

- Ensinar e fixar verdades bíblicas. (Pv. 22:6)

- Evangelizar.

- Criar um ambiente alegre.

IV. COMO ENSINAR CÂNTICOS:

- A Bíblia recomenda (Sl. 135:1-3) e Sl. 8:1 e 2

- Fomos criados para louvar a Deus (Ef. 1:12)

- O perfeito louvor vem das crianças (Mt. 21:16 e e Sl. 8:1 e 2)

- Ensina e incentiva à: adoração, reverência, amar e conhecer a Deus.

V. DE QUE CÂNTICOS ESTAMOS FALANDO?

a) Na Sala de Aula:

· Melodia simples

· Relativamente curtos

· Fáceis de decorar

· Mensagem Bíblica clara

b) No Coro Infantil :

· Inicie o cântico em tonalidade adequada para a criança.

· Não queira só volume, queira qualidade. Não permita que as crianças cantem gritando!

· A posição e a respiração correta influenciam bastante no som.

VI. A CRIANÇA CANTA POR OBRIGAÇÂO?

· A criança não canta por obrigação, mas o faz por prazer.

· Não são todas as crianças que são ATRAÍDAS pelo o mesmo tipo de música.

Quando as crianças chega para o período de cânticos, elas tem algumas expectativas do que vai acontecer. Nós, professores, também temos expectativas deste período e Deus também.

VII. EXPECTATIVAS:

  1. Crianças:

O que a Criança espera do período de cânticos:

    • Que seja prazeroso
    • Que seja possível a sua participação
    • Que ela possa se expressar através dos cânticos

  1. Professores:

O que o Professor espera do período de cânticos:

    • Que todas as crianças participem com interesse.
    • Que auxilie os demais períodos da aula
    • Que haja praticidade na sua elaboração.

  1. DEUS:

O que Deus espera do período de cânticos.

    • Ser adorado e louvado dignamente.
    • Corações quebrantados.

VIII. DICAS PARA UM CÂNTICO MAIS HARMÔNICO

· Ore e se prepare para ensiná-los.

· Transmita expressão sincera de louvor e adoração.

· Escolha cânticos adequados às crianças.

· Prepare-se melhor para o período de cânticos.

· Use visuais criativos e bonitos.

· Apresente os cânticos novos de forma criativa e interessante.

· Não despreze um cântico por ele ser antigo.

· Encare os cânticos com seriedade.

· Leia e explique a mensagem cantada.

· Com segurança (letra e melodia)

· Repita o cântico sempre que puder

· Gesticule

· Com acompanhamento ou marcando o pulso.

IX. MENSAGEM DOS CÂNTICOS:

· Cânticos de Aquecimento

· Cânticos de Louvor e Adoração.

· Cânticos Didáticos

· Cânticos de Apresentação.

X. CONCLUSÂO:

Ore para que o Senhor oriente os seus procedimentos. Planeje o que você vai fazer, aos poucos você verá suas crianças se interessando cada vez mais pelo período de cânticos e, principalmente, tornando-se verdadeiros adoradores.

Cantai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao Seu nome, porque é agradável”. Sl.135:3

FONTES:

- APEC - Apascenta meus Cordeiros. s.n.t.

- GOMES, Míriam. Palestra: Cantando com afinação, 1997.

- MCKINNEY, C. James. Cinco lições práticas de canto. s.n.t.

- REAN, Alberto W. Um estudo sobre a voz infantil. São Paulo, 1973.

-MORAIS, Carneio Fernando Pr. Palestra: Cânticos Infantis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aqui seu comentário, opinião ou dúvida.