I. INTRODUÇÃO MUSICAL:
A música é uma arte essencialmente comunicativa e sua importância para a sociedade é incalculável... Atinge à todas as camadas sociais e/ou culturais.
A música aprendida pela criança pode influenciar poderosamente no seu desenvolvimento físico-motor e cognitivo, bem como, na sua sinceridade (fé), permite que ela cante a Deus com um coração puro (Mt. 21:16).
A música é composta por três elementos:
* Melodia: sucessão de sons
* Harmonia: execução simultânea de sons
* Ritmo: duração de sons
II. CONHECENDO UM POUCO A VOZ INFANTIL:
- Até mais ou menos os onze anos de idade, há pouca diferença entre o aparelho vocálico do menino e da menina.
- A extensão vocal da criança não abrange só uma oitava.
III. OBJETIVOS:
- Ensinar e fixar verdades bíblicas. (Pv. 22:6)
- Evangelizar.
- Criar um ambiente alegre.
IV. COMO ENSINAR CÂNTICOS:
- A Bíblia recomenda (Sl. 135:1-3) e Sl. 8:1 e 2
- Fomos criados para louvar a Deus (Ef. 1:12)
- O perfeito louvor vem das crianças (Mt. 21:16 e e Sl. 8:1 e 2)
- Ensina e incentiva à: adoração, reverência, amar e conhecer a Deus.
V. DE QUE CÂNTICOS ESTAMOS FALANDO?
a) Na Sala de Aula:
· Melodia simples
· Relativamente curtos
· Fáceis de decorar
· Mensagem Bíblica clara
b) No Coro Infantil :
· Inicie o cântico em tonalidade adequada para a criança.
· Não queira só volume, queira qualidade. Não permita que as crianças cantem gritando!
· A posição e a respiração correta influenciam bastante no som.
VI. A CRIANÇA CANTA POR OBRIGAÇÂO?
· A criança não canta por obrigação, mas o faz por prazer.
· Não são todas as crianças que são ATRAÍDAS pelo o mesmo tipo de música.
Quando as crianças chega para o período de cânticos, elas tem algumas expectativas do que vai acontecer. Nós, professores, também temos expectativas deste período e Deus também.
VII. EXPECTATIVAS:
- Crianças:
O que a Criança espera do período de cânticos:
- Que seja prazeroso
- Que seja possível a sua participação
- Que ela possa se expressar através dos cânticos
- Professores:
O que o Professor espera do período de cânticos:
- Que todas as crianças participem com interesse.
- Que auxilie os demais períodos da aula
- Que haja praticidade na sua elaboração.
- DEUS:
O que Deus espera do período de cânticos.
- Ser adorado e louvado dignamente.
- Corações quebrantados.
VIII. DICAS PARA UM CÂNTICO MAIS HARMÔNICO
· Ore e se prepare para ensiná-los.
· Transmita expressão sincera de louvor e adoração.
· Escolha cânticos adequados às crianças.
· Prepare-se melhor para o período de cânticos.
· Use visuais criativos e bonitos.
· Apresente os cânticos novos de forma criativa e interessante.
· Não despreze um cântico por ele ser antigo.
· Encare os cânticos com seriedade.
· Leia e explique a mensagem cantada.
· Com segurança (letra e melodia)
· Repita o cântico sempre que puder
· Gesticule
· Com acompanhamento ou marcando o pulso.
IX. MENSAGEM DOS CÂNTICOS:
· Cânticos de Aquecimento
· Cânticos de Louvor e Adoração.
· Cânticos Didáticos
· Cânticos de Apresentação.
X. CONCLUSÂO:
Ore para que o Senhor oriente os seus procedimentos. Planeje o que você vai fazer, aos poucos você verá suas crianças se interessando cada vez mais pelo período de cânticos e, principalmente, tornando-se verdadeiros adoradores.
Cantai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao Seu nome, porque é agradável”. Sl.135:3
FONTES:
- APEC - Apascenta meus Cordeiros. s.n.t.
- GOMES, Míriam. Palestra: Cantando com afinação, 1997.
- MCKINNEY, C. James. Cinco lições práticas de canto. s.n.t.
- REAN, Alberto W. Um estudo sobre a voz infantil. São Paulo, 1973.
-MORAIS, Carneio Fernando Pr. Palestra: Cânticos Infantis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreve aqui seu comentário, opinião ou dúvida.