O que se vê hoje em nossas igrejas são departamentos infantis lotados de crianças carentes da palavra de Deus e um grupo de professores mal preparados, desinformados e às vezes, descompromissados com a tarefa que lhes foi confiada.
Para ser um professor de crianças, professor de verdades eternas é necessário em primeiro plano:
· Uma experiência clara de salvação (Jo. 3:7)
· Manejar bem a palavra (II Tm. 2:15)
· Amor pelas almas (Rm. 3:23)
Algumas habilidades são imprescindíveis ao bom professor:
· É necessário conhecer muito bem o assunto que se está ensinando, pois ensinamos “VIDA”, “e às vezes, estamos ensinando a verdade mais fascinante do mundo - a verdade eterna - mas ao paladar do ouvinte é como se estivéssemos lhe dando comida de hospital”. É indispensável um preparo, pois nas escolas seculares se exige no mínimo 3 anos de formação para se ensinar crianças e nas nossas igrejas qualquer um serve, e é por isso que muitas vezes esse ensino desce ao nível da mediocridade.
· É essencial conhecer o aluno a quem se ensina. O aluno deve saber que para o professor ele é prioridade; acima do conteúdo a ser ensinado. Jesus conhecia os seus alunos e os valorizava imensamente. É imprescindível identificar o aluno como pessoa, procurando levá-lo a uma fé cristã vivenciada.
· O professor de crianças da Escola Dominical deve estar sempre se atualizando, lendo e participando de cursos de capacitação. Mas, o curso mais importante que se pode fazer é o do estudo da Bíblia.
“A maior ameaça ao desempenho de um bom professor é estar satisfeito com o seu trabalho”.
· O professor tem como função, criar condições para que o aluno aprenda sozinho. (... Ensinar de fato não é passar conhecimentos, mas estimular o aluno a buscá-lo. O professor deve estimular e dirigir os atos de aprendizagem.)
· Nesta tarefa tão importante dentro das igrejas é fundamental “servir ao Senhor com alegria”. Sl. 100:2 e não se desanimar facilmente com as dificuldades e desafios que surgirão. Rm. 8:28
· O compromisso desta atividade é com o Senhor, pois fomos convocados por Ele para amar, compreender os pequeninos e também evangelizarmos.
Evangelizando os pequeninos HOJE, enquanto são crianças, no futuro nós teremos:
· Uma igreja forte (80% dos membros futuros das igrejas são crianças).
· Líderes no trabalho evangelístico, alicerçados na Palavra (80% dos líderes se convertem quando crianças)
· Missionários (95% dos missionários se convertem quando crianças)
· Crentes de caráter sadio
· Dizimistas.
“... o que ensina, esmere-se no fazê-lo”. Rom. 12:7b
HENDRICKS, Howard. Ensinando para transformar vidas. Belo Horizonte, Betânia, s.d.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreve aqui seu comentário, opinião ou dúvida.